segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O Sonho de Michael

"Cure o mundo, faça dele um lugar melhor para você e para mim, e toda a raça humana. Há pessoas morrendo e se você se importa muito com a vida, faça um lugar melhor para você e para mim" (Michael Jackson)

Sempre considerei Heal The World uma das mais belas canções de Michael Jackson. Por sua sonoridade maravilhosa, uma divisão de vozes encantadora e um coral magnífico a cantar o refrão da última parte. Porém o que de mais maravilho há e deveria ser refletido é a letra da canção. Nela, Michael fala sobre curar o mundo. Fazer do mundo um lugar melhor para toda a raça humana. Uma mensagem realmente necessária ao mundo que vivemos e às pessoas em si. Porém, essa não é a única vez que Michael fala sobre fazer do mundo um lugar melhor com pessoas melhores. Muitas outras de suas canções falam disso.



"Eu vejo as crianças nas ruas, sem o suficiente para comer. Quem sou eu para estar cego, fingindo não perceber suas necessidades?" (Man in the Mirror)

"Você já parou para pensar sobre todas as crianças mortas com a guerra?
Você já parou para pensar que a Terra, os mares estão chorando?" (Earth Song)

"Há pessoas morrendo e está na hora de dar uma mão a vida, o maior presente de todos." (We Are The World)

Mas não são só palavras.
Michael Jackson é reconhecido pelo Guiness Book como o artista que mais ajudou necessecitados na história. Michael Jackson liderou o movimento USA For Africah, para ajudar pessoas africanas já condenadas a morrer de fome. Um ato de verdadeiro amor ao próximo, feito por uma pessoa incompreendida. Infelizmente, Michael Jackson é visto por muitos como louco, excêntrico e até pedófilo. É citado (injustamente) com um verdadeiro vilão da história. O que dói no coração é que essas pessoas que assim o julgam, são pessoas que não fizeram nem 1/3 do que Michael fez para ajudar os outros. Daí eu digo: Michael foi um grande incompreendido, humilhado e injustiçado. Foi comprovado depois de sua morte: as acusações de pedofilia eram falsa.

No momento que ouvi isso, lágrimas desceram no meu rosto. Vi o quanto ele sofria a cada imagem do julgamento, e não dizia uma só palavra em sua própria defesa. Declarado agora: ele era inocente. Tudo foi uma terrível injustiça...
Muita gente se recusa a entender que Michael tinha uma doença terrível (se você acredita em Deus, reze para que Ele o proteja de pegar vitiligo durante toda sua vida). Conheço uma senhora com essa doença, e assim como Michael, clareou toda a sua pele, exceto alguns pequenos pontos em uma das pernas. É duro ver como ela sofre. Conviver com vitiligo não é fácil, mas mesmo assim, muita gente aparece pra dizer que Michael renegou a própria raça, e clarou a pele por não querer ser negro. Uma declaração como essas só pode vir de pessoas ignorantes, que não entendem nada... Deus é bom em não cartigá-los com a mesma doença.

Porque será que se recusam a lembrar do homem que ajudou milhares de pessoas enquanto viveu, e insistem em lembrar do homem que passou por vários escandalos e momentos decadentes?

É triste pensar nisso. Ele tentou curar curar o mundo, e fez a parte dele. Será que ninguém enxerga isso??! Será que não conseguem dar pelo menos um pouco de respeito à uma pessoa de coração bom, que pensava no bem estar dos outros, tal que Jesus Cristo ensinou??! Jesus ensinou amar ao próximo como a si mesmo. Mas além de não o fazerem, procuram defeito em quem o faz!
Michael pensava em o quanto é desconfortante dormir sabendo que alguém, em algum lugar, está indo dormir passando fome, e talvéz nem acordará no dia seguinte. Uma situação triste, na qual todos deviam pensar a respeito.

Apesar do sonho de curar o mundo, Michael sabia que jamais poderia faze-lo sozinho. Num mundo de pessoas egoístas que se negam a olhar o melhor lado das pessoas, e tendem a focalizar os aspectos negativos. Mas de certa forma, ele acreditou em todos, pois um mundo melhor seria para todos ("Há um lugar em seu coração e eu sei que ele é o amor. E nesse lugar pode ser
o mais brilhante amanhã."). Pouca gente deu crédito a isso, mas Michael jamais desanimou. Ele fez o que pôde para ajudar brancos, negros, orientais, ocidentais, de todas as idades e religiões em todos os continentes.
Poucos compreenderam. Na verdade, só as pessoas com o coração aberto ao amor fraternal compreenderam.

Michael se preocupou com seres que vivem na mais lamentável miséria, sem lar, sem alimento, sem saúde, sem esperança... Ele fez o que pôde e ajudou-os. Mediante a isso, pra que se preocupar com a forma que Michael Jackson diminuiu o nariz, ou teve sua pele clareada?? Será que Michael Jackson não tem um lado mais marcante do que 'o homem negro que ficou branco'?
Em todos os lugares do mundo há pessoas passando fome, sentindo frio, sem ter onde morar.

Michael se preocupou com eles. E você? Pense nisso.





2 comentários:

  1. o sonho de mike e muito bonito,como quase todos sonhos,mas tambem quase impossivel,como quase todos os sonhos,o meu sonho tambem e o mesmo que o dele,quem nao queria um mundo sem fome,sem guerra,sem sofrimento,as crianças sendo tratadas com todo amor do mundo,pois elas sao um bem maior para o futuro tudo isso e o sonho de qualquer um.mas o meu outro sonho era ter mike pra mim pra sempre sei que e impossivel mas e sonho e sonho quase sempre e assim

    ResponderExcluir
  2. Ele é um cara muito sensíevl e que se preocupa de verdade com o planeta. Amo ele incondicionalmente...

    ResponderExcluir